CAMPANHA
PUBLICITÁRIA DA CHLOROPHYLA
PUBLICADO
NA REVISTA PLAYBOY, 09/00
"Compre
um perfume para sua secretária e outro para sua mulher. Assim
ela não vai perguntar que perfume é esse."
NOSSA
CARTA A CHLOROPHYLA:
Prezados
Senhores,
Na
qualidade de Presidente da Federação Nacional das Secretárias
solicito a Vossas Senhorias o telefone e nome de contato do responsável
pela campanha veiculada na revista Playboy, envolvendo o nome da
profissão regulamentada de secretárias.
Esta
solicitação objetiva a competente ação judicial por danos morais,
já que diversos profissionais de nossa categoria se sentiram
ofendidos, por terem sido colocados em situação - no mínimo
- embaraçosa.
Na
certeza de que Vossas Senhorias, após 13 anos no mercado,
pretendem ter a venda de seus produtos ampliada e não desprezada
é que queremos resolver esta situação da melhor forma possível.
Atenciosamente
Leida
Borba de Moraes
Presidente
da FENASSEC
NOSSA
CARTA A AGÊNCIA DE PUBLICIDADE:
Prezado
Senhor Marcelo,
Tomamos
conhecimento na data de ontem, de propaganda "criada" por essa agência
envolvendo a profissão regulamentada de secretárias
e veiculada na revista Playboy. Já entramos em contato com
o fabricante e agora com V.Sa. por entendermos que ambos são
responsáveis pela propaganda ofensiva à profissão.
Aguardamos o posicionamento de V.Sas., assim como o do fabricante
para, conforme o caso, tomar as providências judiciais cabíveis.
Sugerimos
a V.Sas. visitarem o site da Federação Nacional das Secretárias "http://www.fenassec.com.br",
entidade a qual presido, para atualizarem-se a respeito de uma das
profissões que mais cresce no mundo, segundo estatísticas
internacionais, por estar situado no setor de serviços, trabalhar
com informações e pessoas. Talvez assim V.Sas. (agência e
fabricante) tenham uma "idéia" da quantidade de clientes
que perdem por estarem desatualizados. Aguardamos posicionamento,
por escrito, de V.Sas.
O
telefone da FENASSEC é 3822-0255, onde poderei ser encontrada
para esclarecimentos adicionais.
Leida
Borba de Moraes
Presidente
da FENASSEC
RESPOSTA
DA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE:
Prezada
Senhora:
Lamentamos
muito os possíveis inconvenientes que a campanha por nós
criada, para o cliente Chlorophylla, eventualmente tenha causado.
Obviamente
não foi a nossa intenção em nenhum momento faltar ao respeito
para com a profissão de secretária. Pelo contrário,
sabemos evidentemente de toda importância que esta classe
tem e até por isso que a colocamos com tamanho destaque dentro
do anúncio, visto que ela se encontra no mesmo nível
que a esposa do chefe.
A
nossa idéia foi de valorizar os produtos da Chlorophylla,
que por serem de tão boa qualidade, chamariam a atenção de
todos. Afinal, é muito comum as pessoas, ao sentirem um aroma
agradável, perguntarem de qual perfume se trata. Com isto,
pelo contrário, procuramos valorizar as secretárias
ao constatarmos que o presente é tão bom, que
todos podem presentear esposas e secretárias com igual bom
gosto. Inclusive o que também pensamos é que a secretária
pudesse sentir o aroma do perfume da esposa e por ser tão
agradável também gostaria de usar.
Perceba
que não utilizamos imagens sexistas, vulgares ou de apelo
erótico (como tantas outras campanhas aviltantes a várias
profissões, inclusive secretárias) e sim muito mais
procurando o humor e a situação agradável de se ganhar um
bom presente, pois a idéia central era que o consumidor até
adquirisse dois kits, pela qualidade da Chlorophylla.
A
First atua há mais de dez anos em publicidade e neste tempo
jamais teve quaisquer problemas perante qualquer classe trabalhadora,
social, econômica, nem com o CONAR, ou outro órgão
de classe, pois procuramos nos pautar em um comportamento que não
desperte qualquer sentido que possa eventualmente iludir, agredir
ou magoar pessoas, atividades, raças, credos, etc...
Em
função do mal entendido, pedimos sinceras desculpas, ao mesmo tempo
que comunicamos que estaremos substituindo esta campanha nas próximas
veiculações, pois não é nossa intenção, mesmo não
intencionalmente, causar indisposições. Pelo contrário, temos
que causar reações positivas, dentro de um público tão
importante e formador de opinião, como o das secretárias.
Por
fim, nos colocamos a disposição para dirimir quaisquer outras dúvidas,
ao mesmo tempo que gostaríamos que a sua entidade colaborasse
conosco opinando sobre anúncios que tenham como tema 'secretárias'
ou 'mulheres profissionais liberais' portanto solicitamos a sua
autorização para enviarmos futuras peças por nós
criadas, dentro destes temas, para sua análise.
Atenciosamente
Claudia
Fernanda Weber/Marcelo Tuck Schneider
First
de Comunicação |