FORUM DE DEBATES

Forum de Debates sobre Competências Profissionais

A Fenassec-Federação Nacional das Secretárias(os), para atender um de seus objetivos - Desenvolvimento do ser humano como um todo: do estudante ao aposentado, sempre em sintonia com os padrões internacionais e de vanguarda, por tratar-se de uma das profissões que mais cresce no mercado, desde 2002 vem realizando Fóruns Nacional de Debates sobre Competências Profissionais.

Na sua primeira edição tratou da "Qualificação e Requalificação dos Profissionais de Secretariado"; na segunda (2004) o tema foi "Da formação que temos à atuação que o mercado exige".

Em continuidade a esse trabalho e com o objetivo de garantir a participação e atuação dos estudantes, profissionais de secretariado e docentes da área, nos rumos da profissão, a Fenassec determinou que os Sindicatos de Secretárias(os), em 2005, realizassem Fóruns em sua região, para discussão do tema "Níveis de atuação do profissional de Secretariado", para subsidiar o III Fórum Nacional de Debates sobre Competências Profissionais, que acontecerá em 2006, em Florianópolis/SC.

Resoluções IV Forum Nacional

Resoluções I Forum Nacional

Forum Nordeste - Agosto/2005

Apresentações Word/Powerpoint

I Fórum de Debates sobre Competências Profissionais - Níveis de Atuação
São Paulo - Agosto/2005

Na palestra de abertura contamos com a presença do Conselheiro do Mec - Dr. Efrem de Aguiar Maranhão, que falou sobre: Formação do Profissional de Secretariado: Técnico, Tecnólogo e Bacharel.

Tivemos ainda as seguintes palestras:

Resoluções do Fórum Regional – São Paulo

1.PRIMEIRA PERGUNTA

Formação Profissional: julgamos que o ideal é buscarmos os seguintes pontos:

  • Buscar especialização
  • Reciclar-se sempre
  • Participar de eventos
  • Ter comprometimento com a profissão
  • Viajar para desenvolver outra língua
  • Procurar sempre mesclar a teoria com a prática
  • Porém vemos que no ambiente REAL algumas barreiras nos impossibilitam, ou seja, restrições financeiras e disponibilidade de tempo, por exemplo.

Outra questão levantada foi a banalização do curso, muda-se o perfil do curso de acordo com a instituição, pede-se então a devida padronização.

Exemplo de falta de conhecimento sobre a formação profissional, Multinacional Gessy Lever desconhece a existência de curso de graduação.

A formação profissional ideal:

  • Investir mais no idioma (inglês e espanhol)
  • Informática
  • Especializar-se
  • Sair da universidade com preparo adequado
  • Reciclar e se atualizar sempre
  • Professores devem ser formadores de opinião incentivar e motivar a busca do conhecimento
  • Professor deve mostrar o caminho a ser seguido
  • Professor deve ter tido atuação na área
  • Realidade X teoria
  • Maior divulgação do curso
  • O aluno deve valorizar mais a profissão e o curso escolhido
  • Mais cumplicidade e parceria entre os integrantes
  • Mais treinamentos nos laboratórios (utilizar mais os recursos tipo informática)
  • Praticidade exercer na universidade a realidade da profissão (sair da teoria)

Entretanto, constata-se que a realidade é:

  • Atuação em todas as áreas da organização
  • Preconceito/estereótipo
  • Inicia como secretária e busca novas profissões
  • Reflexibilidade na atuação
  • Busca por novos conhecimentos para o desenvolvimento profissional
  • Falta seriedade em relação ao curso


2. SEGUNDA PERGUNTA:

O grupo acha que o conteúdo curricular deixa muito a desejar.

Sobre o Corpo Docente discutiu-se que o ideal seria que os alunos cobrassem mais e portanto, houvesse um interesse maior dos alunos. O corpo docente deve ter formação na área.

O que se vê é a falta de comprometimento de alguns profissionais do Corpo Docente e pior ainda, a falta de comprometimento de alguns alunos, que só buscam o diploma.

As instituições de ensino devem manter os alunos mais informados sobre eventos da área.

As instituições fazem adequação das ementas.

3. TERCEIRA PERGUNTA

Falamos sobre os cursos de extensão e pós-graduação.

As expectativas do grupo são: ter domínio de etiqueta, estudar sobre ética, gestão de pessoas e realizar cursos interdisciplinares, que poderão aumentar a capacidade profissional e intelectual.

4. QUARTA PERGUNTA

Pensamos que a expectativa do executivo é ter uma Secretária com pró-atividade e assertividade.

Com relação ao conhecimento específico, pensamos que primeiramente deverá ser conhecer a si mesma e ter equilíbrio.

Expectativas da equipe que assessora: o executivo espera o resultado final, alguns não se interessam pela trajetória traçada para alcançar o objetivo.

Gostaríamos de enfatizar o problema de assédio moral que as Secretárias sofrem.

Cumprimento de prazos. Dados concretos na elaboração de trabalhos. Mostrar responsabilidade e apresentar resultados.

5. QUINTA PERGUNTA

Sobre competência humana, são habilidades imprescindíveis: jogo de cintura, equilíbrio, flexibilidade, inteligência emocional e resiliência (ter equilíbrio mesmo sobre forte pressão).
Desenvolver a psicologia, pois a qualidade interna gera aumento de competência humana.

Pensamos que a equipe espera que trabalhemos em sintonia entre os diversos canais e o Executivo.

6. SEXTA PERGUNTA

Conhecimento do negócio e do departamento
Sobre conhecimento dos negócios achamos que precisamos conhecer a empresa, saber qual nosso papel na organização e é imprescindível ser assertiva.

Saber qual é o objetivo da empresa e trabalhar em prol de alcançá-lo.

Conhecer a empresa como um todo.

Conhecer todo o processo do departamento.

7. SÉTIMA PERGUNTA

Técnicas Secretariais Básicas: arquivo, atendimento de telefone e pessoas, uso das ferramentas de informática, agenda. A secretária tem que estar ciente de todo o trabalho em detalhes; Apresentar problemas com soluções; Boa memória; Transmitir aos demais colaboradores as decisões; Acompanhe os resultados das solicitações.
Técnicas Secretariais Específicas: elaboração de atas, organização de reuniões e eventos, protocolo e cerimonial, prestação de contas, elaboração de budget.

Técnicas Específica por Departamento: depende do departamento e suas especificidades. Ex. Engenharia, Jurídico.

8. OITAVA PERGUNTA

Há muitos obstáculos no mercado de trabalho, como por exemplo: preconceito em relação à idade, estado civil, raça, etc. Por outro lado, as profissionais que cursam Secretariado têm muito mais facilidade em conseguir emprego.
Obstáculo: recolocação no mercado após a requalificação e melhoras da capacitação, idade ainda entra como obstáculo, pois as mais novas são menor remuneradas e as mais velhas com maior remuneração estão sendo substituídas.

Facilidade: competência profissional em qualquer setor

9. NONA PERGUNTA

A FENASSEC – a expectativa do grupo é muito positiva, se não tivéssemos essas Instituições por traz de nossa profissão, não teríamos conseguido tantas vitórias.
É importante e fundamental a parceria com empresas, visando ao barateamento de cursos, promovido por estas Instituições.

Apoio aos eventos e divulgação destes e também melhor distribuição das datas em esses ocorrem ao invés de centralizados no mês de setembro.

Nossa representante oficial. Zelar pela imagem positiva da profissional de secretariado. Baratear cursos para reciclagem e atualização.