RESPEITO À IMAGEM

Novela Mulheres Apaixonadas - capítulo do dia 13/3/2003

Email que enviamos ao autor Manoel Carlos:

TV Globo

At.: Manoel Carlos – Autor da Novela Mulheres Apaixonadas

A FENASSEC - Federação Nacional das Secretárias e Secretários e Sindicatos filiados, entidades representativas da profissão, atentas e preocupadas com informações desatualizadas a respeito da profissão, que ainda são veiculadas nos meios de comunicação, vem, respeitosamente, esclarecer a V.Sa. o que se segue, em razão de no capítulo do dia 13 de março corrente, da Novela “Mulheres Apaixonadas”, de sua autoria, a personagem que interpreta a professora de educação física, apresentou à mãe do aluno “Fred” sua empregada doméstica dizendo que: “ela mais que uma secretária doméstica é minha amiga”.

Ora, a profissão de secretariado é a 3ª profissão do mundo e uma das que mais cresce, de acordo com pesquisa divulgada pela ONU.

No livro “O Trabalho das Nações – Preparando para o Capitalismo no Século XXI”, Robert Reich, autor e analista político afirma que a profissão de secretariado está entre o seleto grupo de atividades de “Rotina”, “Interpessoais” e “Analítico-Simbólicas”, as quais permanecerão neste Século XXI.

Ao enquadrar-se nestas atividades, notadamente as “Analítico-Simbólicas”, os profissionais de secretariado precisam ter, hoje, um novo perfil: gestor de pessoas, centrado no cliente, domínio da tecnologia da informação, de um ou outro idioma, que entenda e participe das metas e diretrizes da Empresa, o que os torna capazes de assessorar os responsáveis pelos Centros Decisórios de qualquer Organização.

O conceituado jornal inglês “The Guardian” publicou que as profissionais brasileiras são as mais bem preparadas do mundo, com formação específica e regulamentada por lei, desde 1985, regendo-se por Código de Ética próprio. Como fruto de um constante trabalho em busca do aperfeiçoamento, já consolidou seu espaço no mercado de trabalho, conquistando o reconhecimento perante a sociedade e o respeito da classe patronal.

A mídia, infelizmente, não obstante a tudo isto, insiste em “confundir” empregadas domésticas com os profissionais de secretariado quando são chamadas “secretárias domésticas” ou “secretárias do lar”. Sem nenhum preconceito de nossa parte, trata-se de duas profissões diferentes, com nomenclaturas e atribuições próprias, de modo que, cada uma na sua área de atuação, é digna de respeito.

Por todo o exposto, nos sentimos a vontade em solicitar a TV Globo, através de V.Sa., por ser um veículo de comunicação dos mais conceituados, sério e comprometido com a veracidade das informações, que sempre nos consulte antes da exibição de qualquer papel que envolva o profissional de secretariado, tendo em vista sermos os legítimos representantes dessa Categoria.

Contando com sua atenção e compreensão, desde já agradecemos, desejando o merecido sucesso do seu trabalho.

Atenciosamente.

Maria Bernadete Lira Lieuthier

Presidente