Novela Páginas da Vida
Email enviado em 21/7/2006 para Diretor da Rede Globo:
Desejamos que tudo esteja bem com você e equipe de trabalho.
Gostaríamos de contar, mais uma vez, com a sua valiosa intervenção no propósito de evitar que cenas desagradáveis envolvendo a profissão de secretária continuem ocorrendo nessa nova novela da emissora.
Durante a "Belíssima", mesmo após o nosso último contato, recebíamos e-mail diariamente reclamando sobre o perfil da secretária interpretada pela atriz Angelita Feijó, mas justificávamos que em todas as profissões existem os bons e os maus profissionais e que no caso da “Ivette” ela representava à má.
Entretanto, com a estréia da “Páginas da Vida”, logo no segundo capítulo, nos deparamos, novamente, com ofensas, colocações desatualizadas e até preconceituosas para com a profissão, que resultou na insatisfação e revolta da categoria, constatado nos inúmeros e-mails que começaram a chegar.
Temos casos com os nossos executivos, ganhamos R$ 3.000,00 e colocamos em risco o patrimônio das famílias. Provocamos a ausência de pais de família dos seus lares, por “almoçarmos” diariamente com os executivos...
Nossa maior preocupação e desapontamento são com essa visão de perfil desatualizado, que têm os autores das novelas e que passam para os espectadores. Por isso gostaríamos muito de ter a oportunidade de uma reunião com o autor, para manifestar a ele, pessoalmente, essa nossa angústia, considerando que são milhares de secretárias que costumam assistir as novelas da Globo, em razão dos enredos e temas sociais abordados, diga-se, com muita propriedade.
Como a novela está apenas começando, acreditamos que é possível reverter essa insatisfação e até melhorar significativamente o seu Ibope.
Para melhor compreensão, anexamos o perfil atualizado de um profissional de secretariado executivo, de acordo com a Resolução 3, do CNE-MEC.
Outro fato que achamos pertinente esclarecer ao autor da novela é que empregada doméstica não é secretária. Trata-se de profissões distintas em todos os seus aspectos. Mas acreditamos que tal informação não é do conhecimento nem do novelista da “Página da Vida” e tampouco da “Cobras e Lagartos”, ou é preconceito de alguns atores que insistem em chamar empregada doméstica de secretária? Será o mesmo problema da apresentadora Ana Maria Braga do “Mais Você”, também, da Rede Globo?
As profissionais domésticas merecem todo o nosso respeito e consideração, inclusive, travam atualmente uma justa luta pela valorização da categoria.
Representamos cerca de dois milhões de profissionais de secretariado em todo o Brasil e aqui expressamos a Rede Globo à insatisfação da grande maioria, pelo que solicitamos a sua valiosa e já demonstrada compreensão para intervir novamente junto aos responsáveis pelas novelas/programas dessa respeitável empresa de telecomunicação, em prol da nossa profissão que só requer RESPEITO!
Cordialmente.
Maria Bernadete Lieuthier
SE-DRT/PE 769
Presidente da FENASSEC
Federação Nacional das Secretárias e Secretários
Assine a Revista Excelência - www.fenassec.com.br
|