COMPORTAMENTO/ETIQUETA

Como se comportar na empresa
Curso de etiqueta profissional ensina evitar gafes e não perder negócios

Falar o mínimo possível, escutar os outros e principalmente, observar tudo á sua volta, além de estar sempre bem informado. Estas são algumas dicas que a professora de etiqueta social Maria Pompéia Mesquita vai passar para os participantes do seminário de Etiqueta Social e Empresarial, que acontece amanhã, na Fazenda Duas Marias, em Jaguariúna.

De acordo com ela, entregar um cartão de visitas amassado ou rabiscado, estar mal vestido ou bocejar durante uma conversa de negócios são algumas das gafes cometidas por muitos profissionais, que correm o risco até de perder um negócio por causa delas.

Para evitar estes e outros deslizes, o Sindicato das Secretarias de Campinas organizou este seminário, com a proposta de informar sobre o comportamento adequado para o dia-a-dia, como no meio profissional.

Maria Pompéia, que é formada em pedagogia, com pós-graduação em Marketing, decoradora e proprietária da Marchand D' Art. - Escola de Arte, em Campinas, vai falar sobre etiqueta social e empresarial. Carlos Roberto Mussato, formado em contabilidade e administração de empresas, com pós-graduação em Psicologia Empresarial e Administração de Recursos Humanos, vai falar sobre "A Etiqueta Interna" - Como ser feliz e externar através das regras sociais.

Ondina Fratini, diretora do Sindicato das Secretárias e organizadora do evento, disse que desde 1997 vêm recebendo inúmeros pedidos da categoria, para que um curso como este fosse organizado na região. Até ontem, mais de 50 pessoas haviam se inscrito. "Como é um assunto que interessa para muita gente, nós abrimos, além das secretárias, também para os profissionais de outras áreas, executivos e também donas de casa", explica.

Dentro da etiqueta social, Maria Pompéia vai ensinar desde regras básicas de educação, até como decorar mesas e ambientes para ocasiões diversas, como lidar com a bebida e o fumo em público e como se comportar à mesa (inclui o correto manuseio de louças e talheres).

A importância das boas maneiras em tempos de globalização, a responsabilidade com a imagem da empresa, a moda para profissionais e o marketing pessoal são alguns dos itens de etiqueta empresarial que fazem parte do seminário. O evento inclui café da manhã, almoço, transporte (ida e volta) e material didático.

Serviço

Informações:(19) 231-1217 ou 237-2521