COMPORTAMENTO/ETIQUETA

Elegância em qualquer ocasião

Como se portar diante de situações, às vezes desagradáveis, do cotidiano profissional.

Nossa rotina profissional muitas vezes é quebrada por situações que, se pudéssemos evitaríamos. Como não podemos controlar as coisas que ocorrem ao nosso redor, melhor é sabermos qual atitude mais adequada diante desses imprevistos.

Morte de colega
Se seu relacionamento com a pessoa que morreu era estreito, é sua obrigação comparecer ao velório e ao enterro e prestar solidariedade à família que sabia de sua proximidade com a pessoa e conta com seu apoio nessa hora difícil. Não é admissível que, ainda hoje, adultos aleguem não se sentirem estruturados para lidar com esse tipo de situação – desagradável, sem dúvida, mas tão natural quanto o nascimento de alguém. Se é esse seu caso, supere esse sentimento e seja adulto, solidário, educado.

Morte de um cliente
Você não deve necessariamente comparecer a funeral e velório mas, de algum modo deve fazer que sua empresa seja representada. Envie uma coroa de flores ou um telegrama à família. Sua relação com o cliente era comercial, mesmo assim, seja solidário, faça-se presente.

Doença de um colega
Se seu colega está hospitalizado, faça-lhe uma visita. E lembre-se: visitas a hospitais devem ser breves – de dez a quinze minutos é o tempo ideal. Se a pessoa estiver em casa, já em fase de convalescença, telefone antes falando de sua visita, a qual também deve ser breve – entre quinze e trinta minutos.

Nascimento de um filho de um colega de trabalho
Novamente sua atitude deve ser ditada de acordo com o relacionamento existente entre vocês. Uma sugestão é reunir os colegas do mesmo departamento e dar um presente para o bebê.

Gravidez – "independente" de uma colega de trabalho
Se essa foi uma decisão dela, não cabe a você julgá-la, aprovando ou criticando sua decisão em público. Se a gravidez pegou a colega de surpresa, seja sensível e tente perceber se, por exemplo, ela não está precisando de uma palavra de apoio, orientação ou alento de sua parte. Tome cuidado para não falar mais do que deveria. Há certas situações em que, nossa melhor colaboração é ficarmos calados.

Lembre-se: Não julgue nunca para não se expor a julgamentos futuros. Seja solidário para contar com a solidariedade dos outros. Enfim, sua atitude para com os outros deverá se baseada pela atitude que você gostaria de Ter de outros se estivesse na mesma situação.

Fonte: Editora STS – Célia Leão – tel: (011) 221-1345