CONGRESSO DE SECRETÁRIAS

Painel de Encerramento

A IMPORTÂNCIA DOS SINDICATOS E DAS ASSOCIAÇÕES DE CLASSE NA SOCIALIZAÇÃO DO SABER

12/11/2000 - XII CONSEC E III SIMISEC

Leida Borba de Moraes
Presidente da FENASSEC

Acabamos de ouvir explicações sobre a realidade profissional dos secretários e as atividades das associações de alguns dos integrantes do G-7, o grupo de países mais ricos do mundo. Nossas convidadas da Alemanha, Canadá, Inglaterra e Estados Unidos, nos ofereceram um panorama detalhado tanto do funcionamento das associações como das diferentes realidades profissionais.

E o que acontece no Brasil? Um país com realidades tão distintas, que se poderia dizer que somos a soma de 27 países. A FENASSEC, fundada em 1988, - portanto irmã caçula das demais associações que se apresentaram nesse painel - e seus sindicatos filiados - estão comprometidos em dar visibilidade, trazer respeito e valorização, enfim melhorar a vida do profissional de secretariado brasileiro. É o que lhes pretendo mostrar de forma bastante resumida.

A organização de secretários brasileiros contribui para ampliar as formas de conhecimento, oportunizando situações como a deste Congresso, por exemplo, promovendo a melhoria da educação, formação e atualização nos quatro cantos do País. Observemos o Brasil:

Um País que possui regiões geográficas diversas e onde podemos encontrar grandes aglomerados e grandes dispersões em termos profissionais, o que é um reflexo da população e das oportunidades de trabalho, por exemplo.

O Sul e principalmente o Sudeste do País estão saturados em ofertas e mão-de-obra qualificada, enquanto as demais regiões do País se encontram em fase de crescimento de mercado, de qualificação, de oportunidades de trabalho, caso a política de governo compreenda e assuma esses valores como prioridade.

 

OBS.: Os números em vermelho significam a concentração de profissionais de secretariado no mercado de trabalho.

 

Além desta visualização, a FENASSEC e seus sindicatos filiados se preocupam, sistematicamente, em desenvolver, em conjunto com áreas científicas diversas, estudos sobre a profissão, como por exemplo o estudo realizado pelo CESIT - Centro de Estudos Sindicais da Unicamp - Universidade de Campinas, sobre o mercado de trabalho do profissional de secretariado, detectando dados até então supérfluos ou inexistentes num País pobre em dados estatísticos como é o nosso. Não podemos e não devemos apenas criticar, mas antes apontar caminhos e realizar, se possível, como vimos fazendo ao longo desses anos, caso contrário dependeríamos apenas dos defasados dados federais e pior, não conheceríamos a profissão que representamos.

Ao contrário, mapeamos nossa profissão, de maneira que nos é possível saber, nível de escolaridade, renda, idade, área de lotação, e demais dados em termos médios e por amostragem, que antes não existiam, como pode ser verificado nos gráficos a seguir. (mostrados apenas durante a exposição do painel)

Estes levantamentos nos permitem avaliar o andamento da profissão em séries históricas de 4 ou 5 anos, de maneira que tenhamos conhecimento dos rumos de mercado, crescimento da profissão e transformações reais, em termos de salários, atribuições, escolaridade exigida entre outros dados de importância.

Foi este estudo, que através de um exaustivo exercício de cruzamento de dados nos permitiu chegar aos 2 milhões de profissionais existentes na área em todo o País, levando-se em conta todos os setores produtivos.

O Estudo do CESIT se encontra a venda nos sindicatos de classe, para os interessados.

A FENASSEC como representante legalmente constituído e seus sindicatos filiados atuam nas mais diversas áreas de interesse do profissional de secretariado como por exemplo, recentemente terminamos um trabalho em conjunto com a FIPE, uma Fundação de Pesquisas da Universidade de São Paulo - USP, sobre classificação do Ministério do Trabalho e Emprego, na reformulação e atualização do CBO - Código Brasileiro de Ocupação, onde a FENASSEC incluiu como profissionais de secretariado os Assistentes, Auxiliares e Assessores diversos, ampliando e reafirmando os direitos profissionais, já que muitas empresas se esquivam do cumprimento da legislação, ainda nos dias de hoje.

É também da FENASSEC o desenvolvimento do DEVELOP - em fase inicial no Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo, a certificação através de pontos, que os alunos de faculdade e cursos técnicos em secretariado, de todo País irão receber, se tudo der certo, já no ano que vem, dependendo da participação individual em atividades gerais dos sindicatos de classe.

Na área de formação temos ainda desenvolvidos programas de cidadania, em busca de um futuro melhor, e com os cursos de secretariado tanto superior como técnico queremos desenvolver um sistema que pode ser realizado entre os alunos, a escola e o sindicato, no sentido de se adotar, por instituição, ou por classe uma creche ou asilo, sendo que as doações e os programas desenvolvidos ficam a cargo dos próprios alunos e coordenados por um membro aposentado de cada sindicato, que ficará incumbido de prazos, coletas, incentivos, etc. de maneira que tenhamos, a par de outros programas já realizados pelos sindicatos filiados, tais como mantimentos, manutenção de creches, ensino para jovens carentes e outros, mais este trabalho de desenvolvimento da cidadania.

A certificação internacional, a FENASSEC esta negociando com o IAAP - International Association of Admnistrative Professional, que consiste num registro comprovando a qualificação internacional do profissional de secretariado e que tem o nome de CPS. O profissional que possuir essa habilitação será considerado apto para trabalhar em qualquer lugar do mundo.

Ao lado desses trabalhos a FENASSEC vem desenvolvendo estudos sobre marketing e imagem da profissão, em diversas áreas. Combate a notícias distorcidas sobre os secretários. Há em nosso site um link para vocês acompanharem, sobre defesa da imagem, onde se pretende que nenhuma questão fique sem resposta, e todos os sindicatos trabalham para isso no País.

Há ainda os trabalhos desenvolvidos em parcerias com outros sites, como o "igsecretárias", por exemplo, onde vocês podem encontrar tudo que interessa ao profissional no Brasil, incluindo o resumo das palestras deste congresso, por exemplo.

Há também o e-secret, onde o profissional de secretariado poderá conversar sobre assuntos confidenciais de sua profissão, encontrando orientação dirigida e especializada.

Na área internacional a FENASSEC desenvolve extenso trabalho de intercâmbio de informações, reuniões, convenções com associações de outros países, além de sistema de entrevistas sobre a profissão e o profissional brasileiro, bem como o trabalho da FENASSEC e seus sindicatos filiados, além de orientar profissionais de outros países que nos procuram e associações de outros países também.

Temos entrevistas em sites da Espanha, Nova Zelândia, Portugal, Estados Unidos e outros Países com os quais trabalhamos juntos. No mapa mundi a seguir você poderá visualizar a abrangência do nosso trabalho internacional.

 

 Além desses fatos, através da CNTC - Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, entidade a qual essa organização de secretários no Brasil está vinculada pela legislação vigente, colaboramos e contribuímos para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho de todos os trabalhadores brasileiros, em todo o País.

Desta forma a FENASSEC e seus Sindicatos filiados colabora com os profissionais de secretariado, com as escolas de formação, com os coordenadores de cursos, com profissionais de atualização em todo o País e com o Poder constituído, para que possamos, através da nossa profissão promover o que a OIT - Organização Internacional do Trabalho chama de Diálogo Social, ou seja, abrir caminhos para que todos tenham voz e todos sejam ouvidos.

Esperamos que vocês tenham apreciado este trabalho e visitem nosso site para participar ativamente da vida profissional.

Obrigada