DIVERSOS

O registro da fala da Mulher-Secretária Executiva

1.Voz – Som, Manifestação Verbal

Voz – Som proveniente da vibração ou ressonância das cordas vocais.

O conjunto do tom e vibração pode demonstrar vários sentimentos, tais como:

  • Calma;
  • Aflição;
  • Amor;
  • Meiguice;
  • Autoritarismo;
  • Liderança;
  • Medo;
  • Pavor;
  • Alegria;
  • Tristeza;
  • Timidez;
  • Entusiasmo;
  • Estado Nervoso;
  • Segurança;
  • Equilíbrio
  • Etc.

 

A IMPORTÂNCIA DA VOZ DA MULHER-SECRETÁRIA EXECUTIVA

2. Voz – Linguagem existencial da Mulher-Secretária Executiva

A voz transformando-se em palavra, que por sua vez é entendida como uma linguagem, gera o processo de comunicação. Verificou-se nos escritórios das corporações, empresas de grande e médio porte que a Mulher-Secretária Executiva, utilizando-se principalmente desse elemento "voz", tem tido sua participação positiva nos projetos da empresa.

A Mulher–Secretária Executiva necessita da sua voz como fator imprescindível. Um dos papéis desta profissão é de transmitir informações e utilizar de argumentos para comunicar sua idéia sobre determinado assunto, de forma clara, pronunciando bem as palavras e fazendo pausa a cada sentença.

Para falar bem, deve-se empregar a intensidade adequada da voz, o suficiente para que a outra pessoa entenda o que está sendo dito. Não deve ser nem tão alta que assuste, nem tão baixa que crie dificuldades a quem a ouça. A voz deve ser suave e natural, boa para ouvir.

A Mulher-Secretária Executiva deve variar a entonação de sua voz. Pessoas gostam de falar com pessoas e não com máquinas. Através de entonações mais graves ou agudas, uma mesma palavra pode transmitir emoções diferentes. Os sons graves são mais vigorosos e sérios, enquanto os agudos são alegres e vivos.

Existem teorias sobre: "Sucesso nos Negócios" que abordam a importância da velocidade da fala, pois falar muito rápido pode causar mal-entendidos. Muitas pessoas confundem o "ser breve e objetivo" com "veloz". A Mulher-Secretária Executiva deve falar em velocidade regular de conversação, pois estudos retratam que a mulher fala mais rápido do que o homem e daí deve-se perceber a velocidade correta, pois muito lenta é um problema: a voz soará monótona e fará com que pareça enfadonho e sem entusiasmo.

2. O registro da fala da Mulher-Secretária Executiva

Pesquisas revelam que as grandes conquistas foram primeiramente através da fala, mas necessitaram ser registradas (inscritas), pois apenas a fala... se perde.

A voz da Mulher-Secretária Executiva foi ouvida quando ela passou a utilizar-se de recursos da voz e após a inscrição. Levando-a a convencer o ouvinte e viabilizando seus projetos.

A voz e a escritura formam uma comunicação de representação do corpo e pensamento trabalhado.

O autor do livro "O Grão da Voz", diz que a escritura, propriamente dita, não é a fala e a fala não é o escrito, ambas comunicam a idéia ou argumento, mas cada uma tem o seu papel: uma para o ouvinte, outra para o leitor. A fala precisa ser escrita para não se perder, mas para a palavra ou pensamento falado serem realmente ouvidos, necessitam dos recursos que a entonação da voz pode disponibilizar.

A ênfase colocada na voz pode determinar uma ou mais palavras de valor, que constituem uma informação, que pode ser importante dentro de uma frase, indicando e determinando seu significado especial.

A Mulher conquistou seu espaço dando o verdadeiro valor na ênfase da sua voz e a profissional Mulher-Secretária Executiva tem utilizado do elemento das articulações da voz para transformar ambientes de trabalho e criar facilidades para tomada de decisões de executivos, que por sua vez, "governam no mundo" através da retaguarda das Secretárias Executivas.

A voz deve ser inscrita para que ela não se perca no espaço.

O meio que ela deverá ser inscrita pode variar desde uma folha de papel, um disquete, um gravador, uma gravação em vídeo ou cd-room, ou qualquer outro meio de comunicação que registre a "fala".

A voz da Mulher-Secretária Executiva se faz ouvir. 

Solange Ferrari de Lima
Secretária Executiva do Gabinete da Presidência do BANESPA
Graduação: Secretariado Executivo - Centro Universitário de Osasco
Mestranda: Comunicação e Semiótica-PUC-SP
Pesquisa: A imagem da Mulher-Secretária Executiva