UMA SOCIEDADE EM MUDANÇA
Autor: Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D.
Anthropos Consulting
- Vivemos numa sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva
- Correrá sérios riscos quem ficar esperando para ver o que acontece
- A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência
Uma sociedade em mudança
- Como um "dínamo" a sociedade atual gera uma "energia" incrível. Nós não vemos mais o tempo passar. Os dias, os meses, os anos, passam com uma velocidade incrível. Vamos ver mais adiante as causas da chamada aceleração da história;
- O maior risco que corremos é ficarmos esperando para ver o que vai acontecer. Num mundo em extrema mudança, a atitude correta das pessoas é também a atitude de mudar;
- A adaptação a essa realidade de dinamismo, instabilidade e evolução é fundamental para o sucesso de qualquer pessoa;
A Instabilidade
- A instabilidade é dada por dois motivos:
- A GLOBALIZAÇÃO
- O CICLO DE VIDA CURTO DOS PRODUTOS
- Em termos bem simples Globalização significa que não existe mais interior no mundo. De qualquer lugar do planeta, graças ao comércio eletrônico e graças às facilidades de logística e distribuição, uma empresa pode dominar mercados mundiais;
- A outra realidade da Globalização é a de que NADA, absolutamente nada, ficará fora da competição global. Não estamos mais competindo com nossas empresas do Brasil ou mesmo do Mercosul. A competição é global, mesmo!
O Ciclo de Vida Curto
- A outra realidade é o Ciclo de Vida Curto dos Produtos.
- A HP (Hewlett-Packard) , por exemplo, tem lançado uma nova impressora a cada seis meses. A General Motors lança no Brasil um novo modelo de carro a cada 3 meses. Novos biscoitos são lançados no Brasil a cada 15 dias!
- Até então, os produtos "duravam" anos e anos. O consumidor, num mercado fechado como era o brasileiro, não se apercebia da defasagem entre o Brasil e mercados mais desenvolvidos. Hoje é diferente. Como veremos, o Brasil mudou, o consumidor mudou.
- Essas são as razões principais da instabilidade dos dias atuais.
A única certeza ...
- Num mundo como este, a única certeza estável é a certeza de que tudo vai mudar!
Ficamos obsoletos ...
- Num mundo em mudança, o nosso índice de obsolescência ou de fossilização é muito grande;
- Se não fizermos um grande esforço para acompanhar a mudança, viramos fósseis rapidamente!
- De repente não acompanhamos mais quase nada. Internet, novos produtos, novas tecnologias exigem de nós uma acelerada busca de atualização. E isso nem sempre é fácil, porque temos a tendência de nos acomodar no que nos é conhecido e todo o ser humano tem medo do novo, do desconhecido;
- Em síntese, este mundo exige de cada um de nós uma grande determinação para uma constante aprendizagem.
O Século XXI
- As coisas que mais mudaram neste final de século são:
- O Capitalismo do Século XXI
- Como Nações e Indústrias vão competir numa nova economia global
- E o surgimento de um novo investidor: O Investidor Global
O Novo Capitalismo
- Vem surgindo um novo capitalismo. Não é mais o capitalismo do "dono da empresa". As empresas não têm mais "dono".
- Hoje, os donos das empresas são os Fundos de Pensão e os Fundos de Investimento dos bancos. Na verdade, a partir de R$50,00 (cinqüenta reais), qualquer pessoa pode colocar seu dinheiro num fundo de investimento num banco;
- Na verdade, os donos das empresas são, hoje, na verdade, milhares de pequenos investidores. Isso muda quase tudo!
- Muda, porque não tendo mais "donos" as empresas têm que ser realmente competitivas pois estão sendo observadas constantemente pelos analistas de investimento dos bancos.
O Novo Capitalismo
- Hoje o capitalismo funciona mais ou menos assim:
- O pequeno investidor coloca sua poupança num fundo de investimento e pressiona esse fundo (banco) para obter o maior retorno possível;
- O banco pressiona a empresa na qual o fundo investiu (comprando ações) para que ela tenha lucros cada vez maiores para poder manter seus clientes nos fundos de investimento;
- A empresa pressiona seus funcionários para que os fundos de investimento ou de pensão tenham o esperado retorno para seus participantes. É fogo!
O Investidor Global
- Assim, hoje temos um Investidor Global que não sabemos onde se encontra e não podemos falar com cada um deles. Falamos com seus prepostos dos bancos e dos fundos de pensão;
- Operadores de mesas de investimentos dos grandes bancos, recebem hoje cem opções de investimentos por minuto!
- Nosso dinheiro pode estar agora em Taiwan, dois minutos depois em Nova York e três minutos depois em São Paulo, por exemplo;
- Não há como "controlar" o fluxo de capital eletrônico que voa pelo mundo. São US$3 trilhões em busca de um melhor pouso!
Tecnologia
- Veja alguns dados sobre a tecnologia dos dias atuais:
- 300 anos de jornal podem ser transmitidos em 1 segundo - 1 trilhão de bits por segundo;
- Todas as edições do NY Times
- Desde 1995 a venda de computadores é maior do que de televisores no mundo
Media Lab - MIT
No Media Lab do Massachussetts Institute of Technology, já conseguiram:
- 16 horas de áudio num CD;
- Vão chegar a 5.000 horas de música num CD - gravando gestos separadamente (pianista)
Internet no Mundo
Veja a Internet no mundo de hoje:
- 100 milhões de usuários hoje
- 1 bilhão em 2001 (MIT)
- 800 milhões (IBM)
- 13 trilhões de E-Mails em 1998
- Desde 1995 se envia mais e-mails privados do que correspondências via Correio
HOJE!
- 50.000 pessoas vão adquirir um celular;
- 900 milhões de mensagens serão deixadas em correios de voz;
- 148 milhões de pessoas entrarão na Internet;
- 5 milhões de e-mails estão sendo enviados enquanto você está lendo esta lâmina!
O Comércio Eletrônico
- Comércio Eletrônico ou E-Commerce significa comprar e vender produtos através de meios eletrônicos - ou seja via computadores;
- Seja uma pessoa comprando passagens, CD's, etc. de sua própria casa ou seja uma empresa comprando de outra empresa (business to business);
- O comércio eletrônico vem crescendo assustadoramente e ninguém previa esse crescimento.
Comércio Eletrônico
- A grande agenda do Presidente Bill Clinton;
- E-Commerce
- Previsão para 1997 = US$250MM
- Realizado em 1997 = US$9 bilhões
- Realizado em 1998 = US$21 bilhões
- Previsão para ano 2001:
- US$250 bilhões (IBM)
- US$650 bilhões (MIT)
Comércio Eletrônico
Previsão da Forrester Research para 2003:
- US$3.2 trilhões (otimista)
- US$1.7 trilhão (pessimista)
Veja a Aceleração da História
- A aceleração da história (o tempo parece correr) é também medido pelo tempo entre a descoberta de um processo tecnológico e sua transformação em produto no mercado;
- Na tabela a seguir você verá alguns produtos;
- O que antes demorava um século para acontecer, agora acontece em apenas um mês!
A Aceleração da História
- Fotografia = 112 anos
- Telefone = 56 anos
- Rádio = 35 anos
- Radar = 15 anos
- Televisão = 12 anos
- Transistor = 5 anos
- Circuito Integrado = 3 anos
- AT 286 = 1 ano
- do 486 ao Pentium = 1 mês
O "passo" da mudança
- Os próximos 5 anos mudarão mais do que os últimos 30 anos
- Pense no mundo em 1969
- Pense no mundo em 2004
O Brasil
- Segundo todos os prognósticos feitos pelos bancos internacionais e organismos, o Brasil será o grande "palco" da competição global na próxima década;
- A seguir, você verá o tamanho do Brasil em termos econômicos e o tamanho do mercado brasileiro. São dados impressionantes e que impressionam todo o mundo que conhece;
- Essa é a razão pela qual as multinacionais de todo o mundo estão vindo para o Brasil de uma forma nunca vista antes.
E o Brasil?
- "Fazendo as reformas necessárias, o Brasil continuará sendo uma das melhores opções para o capitalismo ocidental" (The Economist)
- "O Brasil estará entre as três maiores plataformas exportadoras do mundo nos primeiros quinze anos do século XXI" (IFC)
Brasil - PIB Comparativo:
O Brasil equivale economicamente a:
- Suécia + Espanha
- Taiwan + Rússia
- Dinamarca + Bélgica + Holanda
Brasil - PPP - Purchasing Power Parity - (Poder de Compra)
O Brasil é o 9o. País do mundo em Poder de Compra com mais de US$1 trilhão de dólares em PPP:
- EUA, China, Japão, Alemanha, India, França, Inglaterra, Itália, Brasil;
- A previsão é que passe para o 5o. lugar em 2001, atrás da Alemanha.
O Mercado Brasileiro é de:
- 1,3 milhão de lavadoras
- 82% mais que no Canadá - 4o. Maior mercado do mundo
- 95,1 milhões de litros de shampu
- 352% mais que no Canadá
- 8,02 trilhões de litros de refrigerantes
- 343% mais que no Canadá - 3o Maior mercado do mundo.
Pense num mercado...
- 1,9 bilhão de fraldas descartáveis
- 62% mais que na Itália
- 63,4 mil toneladas de creme dental
- 456% mais que na Itália
- 51,4 mil títulos de livros
- 12% mais que a Itália
- US$1,2 bilhão em CD's
- 5o. maior mercado fonográfico do mundo
Pense num mercado...
- 681,9 mil toneladas de biscoito
- 27% mais que o Japão
- 2o.maior mercado do mundo
- 3 milhões de geladeiras
- 66% maior que o Reino Unido
- 4o.maior mercado do mundo
- 126 milhões de escovas de dente
- 223% mais que o México
Pense num mercado...
- 1,6 bilhão de potes de 250g de margarina
- 1,9 bilhão de pacotes de macarrão de 500g
- 118,5 milhões de calças jeans
- US$3.8 bilhões em cosméticos
- 3,5 milhões de usuários da Internet
Pense num mercado...
Residências no interior de São Paulo:
- 97% tem geladeira;
- 94% tem TV em cores;
- 91,3% tem Máquina de Lavar;
- 78,3% tem Videocassete;
- 33,3% tem Freezer.
SEAD - Pesquisa de Condições de Vida
Pense num mercado...
- 2o. maior mercado de jatos executivos e helicópteros;
- 2o. de microondas;
- 2o. de telefones celulares;
- 2o. de fax;
- 2o. de equipamentos de mergulho e alpinismo ...
A Classe Média Brasileira
- O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) diz que a classe média brasileira (só a classe média) é composta de 28 milhões de famílias;
- Classe média é aquela que não é a "miserável" e nem a "rica";
- A classe média é justamente aquela que tem uma renda (por pequena que seja) e que compra os refrigerantes, as geladeiras, enfim, os produtos todos em que o Brasil é um dos maiores mercados do mundo.
Classe média e emergente:
28 milhões de famílias: (IBGE)
- 8% maior que a população da Alemanha
- Maior que a República Checa, Bélgica, Hungria, Portugal, Suécia, Áustria, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Irlanda, Nova Zelândia, Luxemburgo e Islândia juntos
28 milhões de famílias
- Maior que a França e Canadá juntos
- Eqüivale a um terço da população dos Estados Unidos
- Eqüivale a 72% da população do Japão
Brasil, Hoje:
- 451 modelos de carro zero disponíveis
- 88 tipos de molho de tomate
- 120 tipos de cerveja
- 180 modelos de tênis esportivos
O PIB Brasileiro...
- Representa 42% do PIB da América Latina incluindo o México e seu PIB representa 13,3% do PIB total dos países em desenvolvimento, incluindo a China.
O Brasil não vai quebrar...
Se o Brasil quebrar ...
- O México quebra 30 minutos depois
- A Argentina quebra 15 minutos depois
- O Chile quebra 5 minutos depois
- O Paraguai ...
O PIB Brasileiro ...
- Todo o PIB da Argentina ...
- Eqüivale ao Interior do Estado de São Paulo
- Todo o PIB do Chile ...
- Eqüivale ao Grande Campinas (Ernest & Young)
- Todo o PIB do Uruguai ...
- Eqüivale ao bairro de Santo Amaro em São Paulo
O Turismo no Brasil
- O grande gerador de emprego e renda no século XXI será o setor terciário da economia (comércio e serviços);
- Um dos maiores geradores de emprego é o Turismo;
- E o Brasil tem sido visto como um dos melhores destinos turísticos do mundo:
- Nenhum país tem Cataratas do Iguaçu, Pantanal do Mato Grosso, Chapadas do Centro Oeste, Floresta Amazônica e 7.000 km de praias!
O Brasil e o Turismo:
"Dezenas de projetos para a construção de novos resorts estão saindo do papel, no embalo da retomada do turismo interno e na perspectiva da atração de mais turistas estrangeiros."
VEJA - 2 de dezembro de 1998 - p.92
O Brasil e o Turismo:
US$2 bilhões em cinco anos:
- Novos projetos na Bahia;
- 5 em Trancoso;
- 1 em Porto Seguro;
- 2 na Praia de Santo Antônio;
- Projeto Sauípe
O Brasil e o Turismo:
- Barra de São Miguel, Praia do Francês, Maragogi (Alagoas);
- Pipa e Extremoz (RG Norte)
- Angra e Búzios (Rio)
- Maria Farinha (Pernambuco)
- Etc..
O Brasileiro como empreendedor
- Outro dado interessante sobre o Brasil é o empreendedorismo do brasileiro;
- O brasileiro é um empreendedor. É uma característica do brasileiro querer ter seu próprio negócio, ser patrão de si mesmo;
- Há inúmeros exemplos de pessoas simples que obtiveram grande sucesso com pequenos negócios, pequenas empresas, negócios simples;
- A seguir, veja o exemplo do Arnaldo de Londrina, que tem um carrinho de cachorro quente numa avenida ...
O Cachorro-Quente do Arnaldo...
Londrina, PR
- 25.000 cachorros-quentes por mês;
- 19.000 refrigerantes;
- 10 funcionários;
- 40 sanduíches ao mesmo tempo;
- Fatura R$37.500,00/mês
- R$450.000,00/ano!
- Só cachorro-quente!!
Em busca de novos caminhos
- Temos várias certezas:
- O mundo mudou!
- O Brasil mudou!
- Os caminhos que nos trouxeram até aqui, não são do mesmo tipo e espécie dos que nos poderão conduzir daqui para a frente.
Novos caminhos!
- Com um mundo em constantes transformações, todos estão em busca de novos caminhos;
- Assim, vários "sonhos" acabaram. Sonhos que existiam nos tempos em que o mercado brasileiro era fechado e a competição menos acirrada;
- Veja a seguir quais os principais "sonhos" que acabaram:
O Sonho Acabou...
Vários sonhos acabaram:
- O sonho das margens gordas;
- O sonho de que as empresas poderiam ser verdadeiras "patas gordas", inchadas de pessoal;
- O sonho de que estamos competindo internamente com as empresas do Brasil;
- O sonho de que os custos definiam os preços.
O Preço define o "custo"
- O principal sonho que acabou é o sonho de que os "custos definiam os preços"
- Até aqui, para precificar um produto a empresa analisava os custos diretos e indiretos na fabricação do produto, colocava uma margem (mark-up) e colocava o preço de venda;
- Hoje é quanto o consumidor (mercado) está disposto a pagar por um produto é que define o custo!
Exigências
Uma sociedade em desenvolvimento exige:
- Rompimento, Mudança e Novidade
em
- Linguagem, Conceitos e Modos
A maior mudança...
- A maior mudança foi justamente no Mercado (marketing e vendas)
- O "poder" mudou da mão da empresa para a mão do cliente
Tecnologia e Preços
- A cada dia que passa os produtos concorrentes ficam mais similares em termos de tecnologia e preços
- O diferencial estará, portanto, na capacidade da EMPRESA em ser diferente
- E o diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços
O Passado não me ensina
- A grande verdade é o passado não me ensina muito mais.
- Nunca tivemos um tempo com tanta competição, com tantas empresas e produtos competindo com os nossos.
- Daí a importância da Inovação e da Criatividade
I.N.O.V.A.R.
- É preciso inovar
- Não dá para só copiar
- É preciso criar uma nova empresa e reinventar o nosso setor
O que o cliente quer?
- Se você ficar perguntando ao seu cliente o que ele deseja, receberá a merecida resposta:
- Cliente quer DESCONTO e PRAZO
As empresas que venceram
- E a grande verdade é que as empresas que venceram no mercado não foram aquelas que perguntaram o que seus cliente queriam;
- Foram aquelas que "Surpreenderam seus Clientes como Produtos e Serviços fundamentalmente Novos e Diferentes"
Não Pergunte ao Cliente...
- O cliente não sabe o que ele quer...
- As empresas é que têm a obrigação de, ouvindo o mercado, surpreender os clientes com produtos e serviços fundamentalmente novos e diferentes.
Qual cliente pediu?
- Fax
- Telefone celular
- McDonald's
- Relógio digital
- Windows
- "Post-it" (3M)
- Walkman
- Etc, Etc.
Surpreenderam o cliente!
- Esses produtos todos (que são os maiores sucessos no mercado) nunca foram "pedidos" pelos clientes.
- Veja que esses produtos "reiventaram o seu setor"
- O "Post-it" reinventou o recado!
- O "walkman" reinventou o andar solitário!
- "Windows" reinventou o computador!
Ouvir o cliente?
- Antes que você me ache louco, deixe-me explicar:
- É claro que você deve ouvir o cliente!
- Isto porque ouvir o cliente é a maneira mais simples, barata, eficaz para você COMPREENDER O MERCADO
Mas a sua missão é...
- Surpreender o Cliente!
- Encantar o Cliente!
- Entusiasmar o Cliente!
- Se você ficar só ouvindo o cliente e fazendo só o que ele pede, correrá o risco de aparecer alguém e surpreender o seu cliente e tomá-lo de você!
Por isso...
A informação será o grande e único "produto" daqui para a frente!
Vender, Hoje
- Assim, será capaz de vender para mim quem souber:
- O que eu quero?
- Como quero?
- Onde quero?
- E me surpreender e encantar com produtos e serviços novos e diferentes que eu não imaginava serem possíveis!
Vender
- "Vender" é administrar, eficazmente, as contingências de compra
- Não é "falar", é ...
Prestação de Serviços
Marketing
- Estar atento às tendências do mercado, para identificar e produzir, rapidamente, aquilo que o cliente quer... (e nem sempre sabe que quer...)
A Fidelização
- O maior desafio é "fidelizar" o cliente;
- Às vezes desprezamos um cliente pequenos, de uma compra, e não nos atentamos para o valor do cliente durante o tempo em que ele poderá comprar de mim durante a vida toda
Um exemplo real
- Há 26 anos atrás, mudei-me para um chácara em Sorocaba, SP e desde então minha mulher compra frutas e verduras de uma banca do mercado da cidade;
- Gastamos em média US$50.00 (cinquenta dólares) por semana nessas compras. Fizemos as contas e veja quanto já pagamos nessa banca nesses 26 anos!
Quanto vale um cliente?
- Banca da Ymako e do Pedro no Mercado de Sorocaba, SP:
- 26 anos X US$50.00/semana
- US$67,600.00!!
- Isso é o quanto já comprei na banca de um mercado!
E ainda pergunto:
- E nesses 26 anos, quantos clientes novos eu e minha mulher mandamos para essa banca por contarmos às outras pessoas onde compramos e o maravilhoso serviços que a banca nos tem prestado?
O Cliente como "Vendedor"
- E assim, por melhores vendedores que tenhamos ou sejamos, precisamos que o Cliente seja novo vendedor ativo, falando aos outros pelo "boca-a-boca" de nossos produtos e serviços;
- Por isso, o maior objetivo de uma empresa (seja ela qual for e de qualquer tamanho) é...
Objetivo da Empresa:
Transformar o cliente, num vendedor ativo
E aí a pergunta:
- Como transformar o nosso cliente em nosso vendedor ativo?
Como transformá-lo?
A grande dificuldade é o cliente só vende o que ele NÃO ESPERA
O que não espera?
- O cliente só venderá de uma empresa aquilo que a empresa o surpreender. Não venderá o que ele espera.
- Ninguém dirá de uma companhia de aviação que os aviões "decolam, voam e aterrissam". Ele falará do "tapete vermelho, do café, do piano na sala de embarque", etc.
- Ninguém (quando fala da Disney) diz: "- Vi o Mickey". Dirá das coisas que não havia esperado ter visto na Disney e assim por diante - todos verão o Mickey!
- Ninguém fala de um supermercado dizendo que ele tem produtos nas gôndolas. Ele falará do que não esperava ou seja do que não é comum a todos os supermercados - um caixa super-rápido, por exemplo.
A grande pergunta
- Assim, a grande pergunta que temos que fazer não é o que o cliente espera de nós mas sim...
- O que ele NÃO ESPERA de nós e de nossa empresa!
Momentos Mágicos!
- Por isso é que temos que dar aos nossos clientes ...
E evitando a qualquer custo...
O que é Administrar, Hoje?
- Administrar é hoje um exercício constante de quebra de tradições teóricas estabelecidas
- As Escolas de Administração de Empresas ensinam o passado
- É preciso fazer o presente e criar o futuro
Cultura Empresarial
É preciso desenvolver uma Visão de Marketing adequada à realidade deste final de década e início do Século XXI
Todos "Vendedores"
- Assim, numa empresa todos temos que ser "vendedores". Todos temos que ter consciência de que a sobrevivência e o sucesso da empresa depende de cada um de nós e não apenas do Departamento de Vendas ou do Marketing;
- Pessoas da área de "suporte" (contas a pagar, contabilidade, jurídico, etc.) às vezes não têm a consciência de que são "vendedores". Isso fará a diferença!
Quem Tem Medo do Século XXI ?
- Os que não acreditam que o mercado mudou, que o cliente mudou, que a competição será cada vez mais acirrada;
- Os que não acreditam que as margens serão cada vez mais baixas;
- Os que não acreditam que é preciso trabalhar em custos, qualidade e produtividade
Quem Tem Medo do Século XXI ?
- Os que não acreditam que Prestação de Serviços é o Novo Nome do Jogo;
- Os que não investem em treinamento de seus funcionários;
- Os acomodados;
- Os medrosos;
- Enfim, os mesmos ....
Um novo MILÊNIO!
- Concluindo, quero que você pense e compreenda que é preciso vencer os desafios deste novo Milênio;
- Não basta "mudar". É preciso:
- "REINVENTAR VENDAS"
- "REINVENTAR O MARKETING"
- Enfim...
Século XXI
- REINVENTAR A EMPRESA!!
- Pense nisso!
- Mude!
- Acredite!
- Pense Grande!
- Agora é a Hora!
- Afinal, estamos no Século XXI!!
Autor: Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D.
Anthropos Consulting
Doutor (Ph.D.) em Antropologia na Austrália e pós-doutorado em Macro-Economia em Londres, o Professor Marins vem se dedicando ao estudo das empresas e desenvolvendo a Antropologia Empresarial.
Através da Anthropos Consulting, com escritórios em São Paulo, Rio, Nova York, Londres e Montevidéu presta consultoria a empresas nacionais e multinacionais em planejamento estratégico, marketing e principalmente na adequação dos processos estratégicos e táticos da empresa em situação de mudança de ambiente de negócios, competitividade, qualidade e produtividade.
Realiza conferências no Brasil e no exterior, tem vários livros publicados e fitas de vídeo sobre temas de gestão empresarial, marketing e motivação.
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