DIVERSOS

UMA SOCIEDADE EM MUDANÇA
Autor: Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D.
Anthropos Consulting

  • Vivemos numa sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva
  • Correrá sérios riscos quem ficar esperando para ver o que acontece
  • A adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência

Uma sociedade em mudança

  • Como um "dínamo" a sociedade atual gera uma "energia" incrível. Nós não vemos mais o tempo passar. Os dias, os meses, os anos, passam com uma velocidade incrível. Vamos ver mais adiante as causas da chamada aceleração da história;
  • O maior risco que corremos é ficarmos esperando para ver o que vai acontecer. Num mundo em extrema mudança, a atitude correta das pessoas é também a atitude de mudar;
  • A adaptação a essa realidade de dinamismo, instabilidade e evolução é fundamental para o sucesso de qualquer pessoa;

A Instabilidade

  • A instabilidade é dada por dois motivos:
  • A GLOBALIZAÇÃO
  • O CICLO DE VIDA CURTO DOS PRODUTOS
  • Em termos bem simples Globalização significa que não existe mais interior no mundo. De qualquer lugar do planeta, graças ao comércio eletrônico e graças às facilidades de logística e distribuição, uma empresa pode dominar mercados mundiais;
  • A outra realidade da Globalização é a de que NADA, absolutamente nada, ficará fora da competição global. Não estamos mais competindo com nossas empresas do Brasil ou mesmo do Mercosul. A competição é global, mesmo!

O Ciclo de Vida Curto

  • A outra realidade é o Ciclo de Vida Curto dos Produtos.
  • A HP (Hewlett-Packard) , por exemplo, tem lançado uma nova impressora a cada seis meses. A General Motors lança no Brasil um novo modelo de carro a cada 3 meses. Novos biscoitos são lançados no Brasil a cada 15 dias!
  • Até então, os produtos "duravam" anos e anos. O consumidor, num mercado fechado como era o brasileiro, não se apercebia da defasagem entre o Brasil e mercados mais desenvolvidos. Hoje é diferente. Como veremos, o Brasil mudou, o consumidor mudou.
  • Essas são as razões principais da instabilidade dos dias atuais.

A única certeza ...

  • Num mundo como este, a única certeza estável é a certeza de que tudo vai mudar!

Ficamos obsoletos ...

    • Num mundo em mudança, o nosso índice de obsolescência ou de fossilização é muito grande;
    • Se não fizermos um grande esforço para acompanhar a mudança, viramos fósseis rapidamente!
    • De repente não acompanhamos mais quase nada. Internet, novos produtos, novas tecnologias exigem de nós uma acelerada busca de atualização. E isso nem sempre é fácil, porque temos a tendência de nos acomodar no que nos é conhecido e todo o ser humano tem medo do novo, do desconhecido;
    • Em síntese, este mundo exige de cada um de nós uma grande determinação para uma constante aprendizagem.

    O Século XXI

    • As coisas que mais mudaram neste final de século são:
    • O Capitalismo do Século XXI
    • Como Nações e Indústrias vão competir numa nova economia global
    • E o surgimento de um novo investidor: O Investidor Global

    O Novo Capitalismo

    • Vem surgindo um novo capitalismo. Não é mais o capitalismo do "dono da empresa". As empresas não têm mais "dono".
    • Hoje, os donos das empresas são os Fundos de Pensão e os Fundos de Investimento dos bancos. Na verdade, a partir de R$50,00 (cinqüenta reais), qualquer pessoa pode colocar seu dinheiro num fundo de investimento num banco;
    • Na verdade, os donos das empresas são, hoje, na verdade, milhares de pequenos investidores. Isso muda quase tudo!
    • Muda, porque não tendo mais "donos" as empresas têm que ser realmente competitivas pois estão sendo observadas constantemente pelos analistas de investimento dos bancos.

    O Novo Capitalismo

    • Hoje o capitalismo funciona mais ou menos assim:
    • O pequeno investidor coloca sua poupança num fundo de investimento e pressiona esse fundo (banco) para obter o maior retorno possível;
    • O banco pressiona a empresa na qual o fundo investiu (comprando ações) para que ela tenha lucros cada vez maiores para poder manter seus clientes nos fundos de investimento;
    • A empresa pressiona seus funcionários para que os fundos de investimento ou de pensão tenham o esperado retorno para seus participantes. É fogo!

    O Investidor Global

    • Assim, hoje temos um Investidor Global que não sabemos onde se encontra e não podemos falar com cada um deles. Falamos com seus prepostos dos bancos e dos fundos de pensão;
    • Operadores de mesas de investimentos dos grandes bancos, recebem hoje cem opções de investimentos por minuto!
    • Nosso dinheiro pode estar agora em Taiwan, dois minutos depois em Nova York e três minutos depois em São Paulo, por exemplo;
    • Não há como "controlar" o fluxo de capital eletrônico que voa pelo mundo. São US$3 trilhões em busca de um melhor pouso!

    Tecnologia

      • Veja alguns dados sobre a tecnologia dos dias atuais:
      • 300 anos de jornal podem ser transmitidos em 1 segundo - 1 trilhão de bits por segundo;
        • Todas as edições do NY Times
        • Desde 1995 a venda de computadores é maior do que de televisores no mundo

        Media Lab - MIT
        No Media Lab do Massachussetts Institute of Technology, já conseguiram:

        • 16 horas de áudio num CD;
        • Vão chegar a 5.000 horas de música num CD - gravando gestos separadamente (pianista)

        Internet no Mundo
        Veja a Internet no mundo de hoje:

        • 100 milhões de usuários hoje
        • 1 bilhão em 2001 (MIT)
        • 800 milhões (IBM)
        • 13 trilhões de E-Mails em 1998
        • Desde 1995 se envia mais e-mails privados do que correspondências via Correio

        HOJE!

        • 50.000 pessoas vão adquirir um celular;
        • 900 milhões de mensagens serão deixadas em correios de voz;
        • 148 milhões de pessoas entrarão na Internet;
        • 5 milhões de e-mails estão sendo enviados enquanto você está lendo esta lâmina!

        O Comércio Eletrônico

        • Comércio Eletrônico ou E-Commerce significa comprar e vender produtos através de meios eletrônicos - ou seja via computadores;
        • Seja uma pessoa comprando passagens, CD's, etc. de sua própria casa ou seja uma empresa comprando de outra empresa (business to business);
        • O comércio eletrônico vem crescendo assustadoramente e ninguém previa esse crescimento.

        Comércio Eletrônico

        • A grande agenda do Presidente Bill Clinton;
        • E-Commerce
        • Previsão para 1997 = US$250MM
        • Realizado em 1997 = US$9 bilhões
        • Realizado em 1998 = US$21 bilhões
        • Previsão para ano 2001:
        • US$250 bilhões (IBM)
        • US$650 bilhões (MIT)

        Comércio Eletrônico
        Previsão da Forrester Research para 2003:

          • US$3.2 trilhões (otimista)
          • US$1.7 trilhão (pessimista)
          • 5% do comércio mundial

          Veja a Aceleração da História

          • A aceleração da história (o tempo parece correr) é também medido pelo tempo entre a descoberta de um processo tecnológico e sua transformação em produto no mercado;
          • Na tabela a seguir você verá alguns produtos;
          • O que antes demorava um século para acontecer, agora acontece em apenas um mês!

          A Aceleração da História

          • Fotografia = 112 anos
          • Telefone = 56 anos
          • Rádio = 35 anos
          • Radar = 15 anos
          • Televisão = 12 anos
          • Transistor = 5 anos
          • Circuito Integrado = 3 anos
          • AT 286 = 1 ano
          • do 486 ao Pentium = 1 mês

          O "passo" da mudança

          • Os próximos 5 anos mudarão mais do que os últimos 30 anos
          • Pense no mundo em 1969
          • Pense no mundo em 2004

          O Brasil

          • Segundo todos os prognósticos feitos pelos bancos internacionais e organismos, o Brasil será o grande "palco" da competição global na próxima década;
          • A seguir, você verá o tamanho do Brasil em termos econômicos e o tamanho do mercado brasileiro. São dados impressionantes e que impressionam todo o mundo que conhece;
          • Essa é a razão pela qual as multinacionais de todo o mundo estão vindo para o Brasil de uma forma nunca vista antes.

          E o Brasil?

          • "Fazendo as reformas necessárias, o Brasil continuará sendo uma das melhores opções para o capitalismo ocidental" (The Economist)
          • "O Brasil estará entre as três maiores plataformas exportadoras do mundo nos primeiros quinze anos do século XXI" (IFC)

          Brasil - PIB Comparativo:
          O Brasil equivale economicamente a:

          • Suécia + Espanha
          • Taiwan + Rússia
          • Dinamarca + Bélgica + Holanda

          Brasil - PPP - Purchasing Power Parity - (Poder de Compra)

          O Brasil é o 9o. País do mundo em Poder de Compra com mais de US$1 trilhão de dólares em PPP:

          • EUA, China, Japão, Alemanha, India, França, Inglaterra, Itália, Brasil;
          • A previsão é que passe para o 5o. lugar em 2001, atrás da Alemanha.

          O Mercado Brasileiro é de:

          • 1,3 milhão de lavadoras
          • 82% mais que no Canadá - 4o. Maior mercado do mundo
          • 95,1 milhões de litros de shampu
          • 352% mais que no Canadá
          • 8,02 trilhões de litros de refrigerantes
          • 343% mais que no Canadá - 3o Maior mercado do mundo.

          Pense num mercado...

          • 1,9 bilhão de fraldas descartáveis
          • 62% mais que na Itália
          • 63,4 mil toneladas de creme dental
          • 456% mais que na Itália
          • 51,4 mil títulos de livros
          • 12% mais que a Itália
          • US$1,2 bilhão em CD's
          • 5o. maior mercado fonográfico do mundo

          Pense num mercado...

          • 681,9 mil toneladas de biscoito
          • 27% mais que o Japão
            • 2o.maior mercado do mundo
          • 3 milhões de geladeiras
          • 66% maior que o Reino Unido
            • 4o.maior mercado do mundo
          • 126 milhões de escovas de dente
          • 223% mais que o México

          Pense num mercado...

          • 1,6 bilhão de potes de 250g de margarina
          • 1,9 bilhão de pacotes de macarrão de 500g
          • 118,5 milhões de calças jeans
          • US$3.8 bilhões em cosméticos
          • 3,5 milhões de usuários da Internet

          Pense num mercado...
          Residências no interior de São Paulo:

          • 97% tem geladeira;
          • 94% tem TV em cores;
          • 91,3% tem Máquina de Lavar;
          • 78,3% tem Videocassete;
          • 33,3% tem Freezer.

          SEAD - Pesquisa de Condições de Vida

          Pense num mercado...

          • 2o. maior mercado de jatos executivos e helicópteros;
          • 2o. de microondas;
          • 2o. de telefones celulares;
          • 2o. de fax;
          • 2o. de equipamentos de mergulho e alpinismo ...

          A Classe Média Brasileira

          • O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) diz que a classe média brasileira (só a classe média) é composta de 28 milhões de famílias;
          • Classe média é aquela que não é a "miserável" e nem a "rica";
          • A classe média é justamente aquela que tem uma renda (por pequena que seja) e que compra os refrigerantes, as geladeiras, enfim, os produtos todos em que o Brasil é um dos maiores mercados do mundo.

          Classe média e emergente:
          28 milhões de famílias: (IBGE)

          • 8% maior que a população da Alemanha
          • Maior que a República Checa, Bélgica, Hungria, Portugal, Suécia, Áustria, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Irlanda, Nova Zelândia, Luxemburgo e Islândia juntos

          28 milhões de famílias

          • Maior que a França e Canadá juntos
          • Eqüivale a um terço da população dos Estados Unidos
          • Eqüivale a 72% da população do Japão

          Brasil, Hoje:

          • 451 modelos de carro zero disponíveis
          • 88 tipos de molho de tomate
          • 120 tipos de cerveja
          • 180 modelos de tênis esportivos

          O PIB Brasileiro...

          • Representa 42% do PIB da América Latina incluindo o México e seu PIB representa 13,3% do PIB total dos países em desenvolvimento, incluindo a China.

          O Brasil não vai quebrar...
          Se o Brasil quebrar ...

          • O México quebra 30 minutos depois
          • A Argentina quebra 15 minutos depois
          • O Chile quebra 5 minutos depois
          • O Paraguai ...

          O PIB Brasileiro ...

          • Todo o PIB da Argentina ...
          • Eqüivale ao Interior do Estado de São Paulo
          • Todo o PIB do Chile ...
          • Eqüivale ao Grande Campinas (Ernest & Young)
          • Todo o PIB do Uruguai ...
          • Eqüivale ao bairro de Santo Amaro em São Paulo

          O Turismo no Brasil

          • O grande gerador de emprego e renda no século XXI será o setor terciário da economia (comércio e serviços);
          • Um dos maiores geradores de emprego é o Turismo;
          • E o Brasil tem sido visto como um dos melhores destinos turísticos do mundo:
          • Nenhum país tem Cataratas do Iguaçu, Pantanal do Mato Grosso, Chapadas do Centro Oeste, Floresta Amazônica e 7.000 km de praias!

          O Brasil e o Turismo:
          "Dezenas de projetos para a construção de novos resorts estão saindo do papel, no embalo da retomada do turismo interno e na perspectiva da atração de mais turistas estrangeiros."
          VEJA - 2 de dezembro de 1998 - p.92
          O Brasil e o Turismo:
          US$2 bilhões em cinco anos:

          • Novos projetos na Bahia;
          • 5 em Trancoso;
          • 1 em Porto Seguro;
          • 2 na Praia de Santo Antônio;
          • Projeto Sauípe

          O Brasil e o Turismo:

          • Barra de São Miguel, Praia do Francês, Maragogi (Alagoas);
          • Pipa e Extremoz (RG Norte)
          • Angra e Búzios (Rio)
          • Maria Farinha (Pernambuco)
          • Etc..

          O Brasileiro como empreendedor

          • Outro dado interessante sobre o Brasil é o empreendedorismo do brasileiro;
          • O brasileiro é um empreendedor. É uma característica do brasileiro querer ter seu próprio negócio, ser patrão de si mesmo;
          • Há inúmeros exemplos de pessoas simples que obtiveram grande sucesso com pequenos negócios, pequenas empresas, negócios simples;
          • A seguir, veja o exemplo do Arnaldo de Londrina, que tem um carrinho de cachorro quente numa avenida ...

          O Cachorro-Quente do Arnaldo...
          Londrina, PR

          • 25.000 cachorros-quentes por mês;
          • 19.000 refrigerantes;
          • 10 funcionários;
          • 40 sanduíches ao mesmo tempo;
          • Fatura R$37.500,00/mês
          • R$450.000,00/ano!
          • Só cachorro-quente!!

          Em busca de novos caminhos

          • Temos várias certezas:
          • O mundo mudou!
          • O Brasil mudou!
          • Os caminhos que nos trouxeram até aqui, não são do mesmo tipo e espécie dos que nos poderão conduzir daqui para a frente.

          Novos caminhos!

          • Com um mundo em constantes transformações, todos estão em busca de novos caminhos;
          • Assim, vários "sonhos" acabaram. Sonhos que existiam nos tempos em que o mercado brasileiro era fechado e a competição menos acirrada;
          • Veja a seguir quais os principais "sonhos" que acabaram:

          O Sonho Acabou...
          Vários sonhos acabaram:

          • O sonho das margens gordas;
          • O sonho de que as empresas poderiam ser verdadeiras "patas gordas", inchadas de pessoal;
          • O sonho de que estamos competindo internamente com as empresas do Brasil;
          • O sonho de que os custos definiam os preços.

          O Preço define o "custo"

          • O principal sonho que acabou é o sonho de que os "custos definiam os preços"
          • Até aqui, para precificar um produto a empresa analisava os custos diretos e indiretos na fabricação do produto, colocava uma margem (mark-up) e colocava o preço de venda;
          • Hoje é quanto o consumidor (mercado) está disposto a pagar por um produto é que define o custo!

          Exigências
          Uma sociedade em desenvolvimento exige:

          • Rompimento, Mudança e Novidade

          em

          • Linguagem, Conceitos e Modos

          A maior mudança...

          • A maior mudança foi justamente no Mercado (marketing e vendas)
          • O "poder" mudou da mão da empresa para a mão do cliente

          Tecnologia e Preços

          • A cada dia que passa os produtos concorrentes ficam mais similares em termos de tecnologia e preços
          • O diferencial estará, portanto, na capacidade da EMPRESA em ser diferente
          • E o diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços

          O Passado não me ensina

          • A grande verdade é o passado não me ensina muito mais.
          • Nunca tivemos um tempo com tanta competição, com tantas empresas e produtos competindo com os nossos.
          • Daí a importância da Inovação e da Criatividade

          I.N.O.V.A.R.

          • É preciso inovar
          • Não dá para só copiar
          • É preciso criar uma nova empresa e reinventar o nosso setor

          O que o cliente quer?

          • Se você ficar perguntando ao seu cliente o que ele deseja, receberá a merecida resposta:
          • Cliente quer DESCONTO e PRAZO

          As empresas que venceram

          • E a grande verdade é que as empresas que venceram no mercado não foram aquelas que perguntaram o que seus cliente queriam;
          • Foram aquelas que "Surpreenderam seus Clientes como Produtos e Serviços fundamentalmente Novos e Diferentes"

          Não Pergunte ao Cliente...

          • O cliente não sabe o que ele quer...
          • As empresas é que têm a obrigação de, ouvindo o mercado, surpreender os clientes com produtos e serviços fundamentalmente novos e diferentes.

          Qual cliente pediu?

          • Fax
          • Telefone celular
          • McDonald's
          • Relógio digital
          • Windows
          • "Post-it" (3M)
          • Walkman
          • Etc, Etc.

          Surpreenderam o cliente!

          • Esses produtos todos (que são os maiores sucessos no mercado) nunca foram "pedidos" pelos clientes.
          • Veja que esses produtos "reiventaram o seu setor"
            • O "Post-it" reinventou o recado!
            • O "walkman" reinventou o andar solitário!
            • "Windows" reinventou o computador!

          Ouvir o cliente?

          • Antes que você me ache louco, deixe-me explicar:
          • É claro que você deve ouvir o cliente!
            • Isto porque ouvir o cliente é a maneira mais simples, barata, eficaz para você COMPREENDER O MERCADO

          Mas a sua missão é...

          • Surpreender o Cliente!
          • Encantar o Cliente!
          • Entusiasmar o Cliente!
          • Se você ficar só ouvindo o cliente e fazendo só o que ele pede, correrá o risco de aparecer alguém e surpreender o seu cliente e tomá-lo de você!

          Por isso...
          A informação será o grande e único "produto" daqui para a frente!
          Vender, Hoje

          • Assim, será capaz de vender para mim quem souber:
          • O que eu quero?
          • Como quero?
          • Onde quero?
          • E me surpreender e encantar com produtos e serviços novos e diferentes que eu não imaginava serem possíveis!

          Vender

          • "Vender" é administrar, eficazmente, as contingências de compra
          • Não é "falar", é ...

          Prestação de Serviços

          • Prestar serviços!

          Marketing

          • Estar atento às tendências do mercado, para identificar e produzir, rapidamente, aquilo que o cliente quer... (e nem sempre sabe que quer...)

          A Fidelização

            • O maior desafio é "fidelizar" o cliente;
            • Às vezes desprezamos um cliente pequenos, de uma compra, e não nos atentamos para o valor do cliente durante o tempo em que ele poderá comprar de mim durante a vida toda

            Um exemplo real

            • Há 26 anos atrás, mudei-me para um chácara em Sorocaba, SP e desde então minha mulher compra frutas e verduras de uma banca do mercado da cidade;
            • Gastamos em média US$50.00 (cinquenta dólares) por semana nessas compras. Fizemos as contas e veja quanto já pagamos nessa banca nesses 26 anos!

            Quanto vale um cliente?

            • Banca da Ymako e do Pedro no Mercado de Sorocaba, SP:
            • 26 anos X US$50.00/semana
            • US$67,600.00!!
            • Isso é o quanto já comprei na banca de um mercado!

            E ainda pergunto:

            • E nesses 26 anos, quantos clientes novos eu e minha mulher mandamos para essa banca por contarmos às outras pessoas onde compramos e o maravilhoso serviços que a banca nos tem prestado?

            O Cliente como "Vendedor"

            • E assim, por melhores vendedores que tenhamos ou sejamos, precisamos que o Cliente seja novo vendedor ativo, falando aos outros pelo "boca-a-boca" de nossos produtos e serviços;
            • Por isso, o maior objetivo de uma empresa (seja ela qual for e de qualquer tamanho) é...


            Objetivo da Empresa:

            Transformar o cliente, num vendedor ativo
            E aí a pergunta:

            • Como transformar o nosso cliente em nosso vendedor ativo?

            Como transformá-lo?
            A grande dificuldade é o cliente só vende o que ele NÃO ESPERA
            O que não espera?

            • O cliente só venderá de uma empresa aquilo que a empresa o surpreender. Não venderá o que ele espera.
            • Ninguém dirá de uma companhia de aviação que os aviões "decolam, voam e aterrissam". Ele falará do "tapete vermelho, do café, do piano na sala de embarque", etc.
            • Ninguém (quando fala da Disney) diz: "- Vi o Mickey". Dirá das coisas que não havia esperado ter visto na Disney e assim por diante - todos verão o Mickey!
            • Ninguém fala de um supermercado dizendo que ele tem produtos nas gôndolas. Ele falará do que não esperava ou seja do que não é comum a todos os supermercados - um caixa super-rápido, por exemplo.

            A grande pergunta

            • Assim, a grande pergunta que temos que fazer não é o que o cliente espera de nós mas sim...
            • O que ele NÃO ESPERA de nós e de nossa empresa!

            Momentos Mágicos!

            • Por isso é que temos que dar aos nossos clientes ...

            E evitando a qualquer custo...
            O que é Administrar, Hoje?

            • Administrar é hoje um exercício constante de quebra de tradições teóricas estabelecidas
            • As Escolas de Administração de Empresas ensinam o passado
            • É preciso fazer o presente e criar o futuro

            Cultura Empresarial
            É preciso desenvolver uma Visão de Marketing adequada à realidade deste final de década e início do Século XXI
            Todos "Vendedores"

            • Assim, numa empresa todos temos que ser "vendedores". Todos temos que ter consciência de que a sobrevivência e o sucesso da empresa depende de cada um de nós e não apenas do Departamento de Vendas ou do Marketing;
              • Pessoas da área de "suporte" (contas a pagar, contabilidade, jurídico, etc.) às vezes não têm a consciência de que são "vendedores". Isso fará a diferença!

            Quem Tem Medo do Século XXI ?

            • Os que não acreditam que o mercado mudou, que o cliente mudou, que a competição será cada vez mais acirrada;
            • Os que não acreditam que as margens serão cada vez mais baixas;
            • Os que não acreditam que é preciso trabalhar em custos, qualidade e produtividade

            Quem Tem Medo do Século XXI ?

            • Os que não acreditam que Prestação de Serviços é o Novo Nome do Jogo;
            • Os que não investem em treinamento de seus funcionários;
            • Os acomodados;
            • Os medrosos;
            • Enfim, os mesmos ....

            Um novo MILÊNIO!

              • Concluindo, quero que você pense e compreenda que é preciso vencer os desafios deste novo Milênio;
              • Não basta "mudar". É preciso:
              • "REINVENTAR VENDAS"
              • "REINVENTAR O MARKETING"
              • Enfim...

              Século XXI

              • REINVENTAR A EMPRESA!!
              • Pense nisso!
              • Mude!
              • Acredite!
              • Pense Grande!
              • Agora é a Hora!
              • Afinal, estamos no Século XXI!!

              Autor: Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D.
              Anthropos Consulting
              Doutor (Ph.D.) em Antropologia na Austrália e pós-doutorado em Macro-Economia em Londres, o Professor Marins vem se dedicando ao estudo das empresas e desenvolvendo a Antropologia Empresarial.
              Através da Anthropos Consulting, com escritórios em São Paulo, Rio, Nova York, Londres e Montevidéu presta consultoria a empresas nacionais e multinacionais em planejamento estratégico, marketing e principalmente na adequação dos processos estratégicos e táticos da empresa em situação de mudança de ambiente de negócios, competitividade, qualidade e produtividade.
              Realiza conferências no Brasil e no exterior, tem vários livros publicados e fitas de vídeo sobre temas de gestão empresarial, marketing e motivação.