PERFIL

O MUNDO TIRA O CHAPÉU PARA A(O) PROFISSIONAL SECRETÁRIA(O) BRASILEIRA(O)

Escrever sobre a(o) profissional secretária(o) brasileira(o) é sempre um exercício estimulante, pois nos permite celebrar conquistas, ratificar a evolução permanente e consolidar a total importância da profissão no mundo corporativo da atualidade.

Já em 2001, o Jornal The Guardian da Inglaterra reconhecia ao mundo o melhor preparo dos nossos profissionais, ao analisar os nossos critérios de formação acadêmica (Secretariado nível técnico e superior), a lei de regulamentação, código de ética e a organização sindical, quesitos esses que só o Brasil tem no seu conjunto. A formação superior só existe na Espanha e Coréia do sul, além do Brasil. O Código de Ética, na Espanha, Estados Unidos e África do Sul. E a organização sindical ainda é pioneirismo do nosso país.

Independente desse reconhecimento mundial ser um estímulo a evolução da profissão, ela não pára de se aperfeiçoar e de acompanhar , no mesmo ritmo do mundo globalizado, os desafios da competitividade e da qualidade.

Em 2003, já podemos celebrar um novo patamar de conquista. Vários estados do Brasil dispõem do Curso de Pós-Graduação na área. O estado que iniciou esse processo foi Minas Gerais. E hoje temos secretárias(os) cursando pós-graduação na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Paralelamente ao compromisso de crescer, a atuação da(o) profissional Secretária(o) consolida cada vez mais o seu papel de Agente de Resultados, num mundo em que essa palavra passou a ser imperativa e indicador de empregabilidade.

Segundo o saudoso Comandante Rolim, ícone de sucesso e empreendedorismo como empresário e uma âncora da qualidade no Atendimento ao cliente, "fazemos negócios com quem nos trata bem". A mesma afirmação é também feita pelo renomado consultor e escritor, José Augusto Minarelli, em seu livro "Venda seu peixe". Se atentarmos só para esse detalhe e o relacionarmos com quem faz esse trabalho com qualidade, antes de chegar nos gestores que concretizam os negócios, vamos ter claro o quanto a atuação de uma(um) profissional secretária(o) faz a diferença nesse meio de campo. É o seu trabalho qualitativo de linha de frente, que recebe, encaminha, facilita e prepara todo esse processo, antes da fase decisória.

Outro ponto importante que caracteriza o momento atual das empresas e mais uma vez ressalta a importância do trabalho da secretária(o) é a sua vital atuação, como agente facilitador do "novo diferencial de valor dos negócios" - a atenção. Thomas H. Davenport e John C. Beck, no livro "A Economia da Atenção" dizem que na realidade e economia atual " são fatores abundantes capital, trabalho, informação e conhecimento. O fator escasso é a oferta de atenção humana." Segundo os autores, "a verdadeira moeda dos negócio e dos indivíduos é a atenção."

Fazendo novamente uma análise dessa importante moeda e identificando a(o) profissional que na empresa pode ajudar os executivos a colocarem a sua atenção no que é relevante para o negócio, vamos identificar a(o) Secretária(o) que, dentre as suas atribuições gerencia e coordena todo o processo de informação, para que os níveis decisórios a recebam, com qualidade e direcionada para soluções, decisões, enfim, resultados.

Os próprios autores citam nominalmente a profissão de Secretária(o) como importante nesse processo de gerenciamento da atenção.

Não bastassem esses pontos que demonstram o crescimento, a importância e a total sintonia com os desafios atuais, temos também como reforço a este patamar de evolução, depoimentos de vários Executivos, que me chegam através dos profissionais treinados de Norte a sul do país.

Muitos executivos estrangeiros, que estão no nosso país por conta do fenômeno Globalização e que passaram a receber esse assessoramento de qualidade, aliado à postura polivalente de servir, de ser útil e de encantar o cliente, sentem a "diferença" quando precisam retornar aos seus países de origem, onde o padrão de atendimento é mais restrito, sem principalmente os "extras" decorrentes da flexibilidade, da polivalência e da atitude de encantar.

Somando a todos esses indicadores de sucesso e importância da profissão, não podemos deixar de destacar tudo que acontece no âmbito da Reciclagem e do desenvolvimento profissional. Eventos e cursos voltados à profissão há muito deixaram de ser realizados só no mês de setembro. A cada ano, o número de Seminários, Encontros, Congressos, Workshops aumenta consideravelmente, acontecendo, principalmente, de março a novembro, consolidando a busca incessante pelo crescer, integrar, compartilhar. Nesse sentido, exercem um grande papel as entidades de Classe - os Sindicatos Estaduais de cada estado - filiados à Entidade Nacional - FENASSEC-Federação Nacional das Secretárias(os), além de outras Instituições de treinamento e desenvolvimento.

Outro feito comemorativo marca o cenário de 2003. A FENASSEC-Federação Nacional das Secretárias e Secretários acaba de lançar a sua revista Excelência, cujo nome reflete, com muita propriedade, o significado da profissão.

Com certeza, em 2004, teremos fatos novos a acrescentar nesse histórico de lutas e conquistas. O compromisso com o crescimento continua sendo a bandeira principal de todos esses brilhantes profissionais. Bandeira essa, que com muito orgulho, ajudamos a carregar e orgulhosamente ostentar.


Maria Elizabete D`Elia
Instrutora de Treinamentos/Palestrante
Diretora da Toucher Desenvolvimento Humano
[email protected]