FAUSTINO VICENTE - Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos.
Rua Joll Fuller, 72 - Centro - CEP.13201-810 Jundiaí SP
Tel.(011) 4586-7426 e Cel.(011) 9957-3101
SECRETÁRIAS ADOTAM NOVO FIGURINO
Faustino Vicente *
De mandona à meiga, de negra à branca, de principiante à experiente, de "extintor de incêndio" à anjo da guarda, todas as participantes do desfile de mais de um milhão e quinhentas mil Secretárias, no Brasil, são homenageadas no mês de setembro, pela data comemorativa (dia 30) que conquistaram, graças ao papel singular que desempenham com competência e simpatia.
Durante uma palestra sobre PMCS - processo de melhoria contínua para secretárias - num Centro de Convenções colorido por quase 300 profissionais, recebi entre as muitas perguntas, uma que se destacou pela sua abrangência e profundidade: Qual o nosso futuro? Ser uma tele-secretária, uma secretária virtual ou, simplesmente, uma ex-secretária? Ratifico o que respondi no evento, afirmando que grande parte das responsabilidades da secretária é encontrada no Livro dos Provérbios e nas antigas civilizações gregas e egípcias, as quais irão perdurar ao longo do tempo. Não visualizo a perda de importância da nova roupagem da profissão, a qual transformou-se numa extensa passarela que pode conduzir à vôos mais altos, dentro das organizações. Até em filmes como "Uma Secretária de Futuro", estrelado por Melaine Griffith, que interpreta a eficiente, mas, exageradamente, ambiciosa secretária, ou de "Loucuras de Amor" onde, a então estonteante Marilyn Monroe contracena com o incrível Groucho Marx, ou de "Amor Eletrônico" com a excepcional Katerine Hepburn, ou ainda na novela Indomada com a caricata Mérilu, secretária do prefeito de Greenville, pode-se selecionar ingredientes interessantes, sobre a receita do sucesso em tão atraente profissão.
Observando os requisitos da secretária do Presidente de uma grande multinacional, em comparação com a de um médico, a de uma pequena empresa prestadora de serviços, de um fazendeiro no Mato Grosso do Sul, de um lojista da Rua 25 de março, em São Paulo, ou de um Ministro de Estado, concluímos que a essência é a mesma, porém a peculiaridade de cada organização, provoca ações operacionais diferenciadas.
Com as profundas transformações estruturais e tecnológicas provocadas pela globalização, o futuro destas profissionais está estreitamento vinculado ao significado (do latim) original da palavra secretária - aquela que guarda segredo de outrem -, conduzindo-a à uma assessoria executiva, com autoridade e responsabilidade para tomar decisões. A sua formação passa pelo curso superior de Secretariado Executivo Bilíngüe, Letras ou Administração de Empresas, pela participação em eventos que reciclem seus conhecimentos e potencializem seu talento e pelo prazer à leitura, como forma eficaz de aprimorar o seu nível cultural. A habilidade na operação dos modernos meios de comunicação eletrônica, com seus processadores de textos, Internet, software dos mais sofisticados, Intranet e outros dispositivos, tem contribuído com o processo de melhoria contínua da qualidade e de aumento da produtividade, da empresa. As fusões de empresas transnacionais têm evidenciado que o domínio do inglês tornou-se obrigatório, mas, ser fluente em mais de um idioma, poderá representar a diferença para a manutenção do cargo, ou a grande chance para uma tentadora promoção. A busca incessante de redução de custos, por parte das empresas, está exigindo que uma mesma funcionária atenda a várias Diretorias, desempenhando uma multiplicidade de ações, que tem sido facilitada, graças a educação machista (modelo antigo) que exigiu da mulher o exercício da empregabilidade, mesmo quando o significado do termo não era usual,no mercado de trabalho.
Saber, e aplicar os fundamentos de administração empresas, estar em sintonia com o planejamento estratégico da organização, primar pelas relações interpessoais com os clientes internos e externos, caracterizar-se como empreendedora e, principalmente, saber lidar com a imprevisibilidade do Chefe são aviamentos do figurino de uma profissão que, cada vez mais, ganha silhueta gerencial.
Com a lembrança de que a prioridade zero da Secretária é saber, exatamente, o que ela nunca deve fazer, encerro com o bordão daquela simpática comediante da TV - "está provado que eu não sou apenas um rostinho bonito, mas, que aqui tem muita cuca no lance".
* Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos
e-mail: faustinoo@ig.com.br
|