Texto extraído do Jornal O Estado de São Paulo - 27/05/99
Secretárias Executivas criam escritório virtual
As secretárias executivas Marion Stolarski e Denise Giraudon de Araújo ao deixarem a São Paulo Alpargatas, após 15 anos de trabalho, resolveram dar uma nova dimensão à essa experiência e se tornaram profissionais virtuais.
Marion explica que foi a forma que elas encontraram de continuar prestando os serviços, de acordo com as necessidades do mercado. "Muitos executivos não têm mais condições de manter uma secretária fixa, mas continuam precisando de uma assessoria," observa.
Assim, a dupla criou um sistema de secretaria de aluguel, com a criação da empresa Libero. Os executivos podem contratar desde uma organização de agenda até serviços de banco, como retirada de faturas e carnês. Elas também aceitam pedidos para fazer correspondências (envio de cartas, fax, e-mails), até inscrição em Eventos/Cursos ou reserva para viagens. Alguns serviços, como levantamento de dados de um produto, por exemplo, custam R$ 35,00 a hora. Se for redação ou tradução, o preço é calculado por lauda. Uma redação em inglês custa R$ 25,00 por lauda de 1,2 mil caracteres. Uma tradução varia de R$ 22,00 a 25,00 por lauda. A taxa de acompanhamento de visitantes estrangeiros a negócios (pegá-los no aeroporto e conduzi-los no roteiro de visitas) é negociada de acordo com o número de horas.
Sem burocracia - O trabalho da Libero, segundo Marion é prático. "O executivo não paga salário, encargos sociais nem se preocupa com possíveis ausências da secretária ao trabalho.
A Libero também dá assessoria para os profissionais liberais que não têm condições de manter uma secretária permanentemente. O escritório virtual realiza, por exemplo, os pagamentos das contas da pessoa. Esse trabalho, de oito itens num mês, custa R$ 32,00. "Também ajudamos a administrar a agenda do executivo, marcamos os contatos com clientes, agendamos reuniões e o lembramos dos compromissos assumidos", observa Marion.
Elas também aliviam o meio de campo na hora de o executivo ou empresa precisar contratar serviços de terceiros, por exemplo, de tradução ou de advocacia de marcas e patentes. "Indicamos os melhores profissionais, pois desenvolvemos muitos contatos de confiança ao longo da carreira".
Marion e Denise estão prestando atendimento personalizado, por indicação, com base na sua rede de contatos profissionais e pretendem expandi-lo para o mercado. O executivo pode solicitar a lista de serviços, apontar os de seu interesse e contratá-los por fax, telefone ou e-mail
|