PERFIL

PERFIL DA SECRETÁRIA EXECUTIVA NA VISÃO DE UMA ALUNA

"O operário que deseja fazer bem o seu trabalho, deve começar por afiar os seus instrumentos."
Confúcio (551 - 479 a.C.)

O mercado atual globalizado e capitalista pode ser comparado ao pensamento de Confúcio1, exige que a secretária seja um instrumento afiado, versátil e sempre preparado para desempenhar um excelente trabalho.

Todas estas exigências surgiram com o desenvolvimento profissional da secretária executiva dentro das grandes organizações, sendo melhor aproveitada como empreendedora, capaz de gerenciar o próprio cargo, supervisionar outros setores, hábil em negociações, administrando conflitos e sempre buscando melhores resultados.

No século XV Shakespeare dizia:

"Our doubts are traitors, and make us lose the good we oft may win, by fearing to attempt."
Nossas dúvidas são traidoras, e nos fazem perder o que com freqüência poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.
Shakespeare (1564 - 1616)

A secretária executiva não pode ter medo, sim coragem para arrojar, inovar padrões, criar novos conceitos, arriscar traçar metas, e objetivos com determinação e clareza.

Vale dizer, ainda, que o papel da atual secretária executiva, vai além da empresa, ela também está preparada para ministrar aulas e palestras, compartilhar conhecimentos e aprendizados, construir passo a passo uma consolidação da profissão e abrir caminho para novos talentos. Exerce também o trabalho voluntário, aproveita horas livres e presta serviços a comunidades carentes.

"As naturezas dos homens são parecidas; são seus hábitos que os afastam uns dos outros."
Confúcio (551-479 a.c.)

O mundo globalizado tornou-se pequeno, ágil, dinâmico e prático, características que se assemelham ao perfil da secretária executiva atuante no mercado de trabalho, diferenciais que brilham e se destacam na competitividade.

As mudanças ocorreram velozmente, estamos no terceiro milênio e a secretária executiva assumiu papel importante dentro das organizações, é uma alavanca impulsionadora para tomada de decisões, desempenha sua função com ousadia e competência, diante de toda essa responsabilidade ela ainda não tem o poder de decisão em suas mãos!... Mas aos olhos de Drummond " ...daqui para adiante vai ser diferente."

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustao. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovaçao e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar, que daqui para diante vai ser diferente."
Carlos Drummond de Andrade


Ana Carolina Nascimento
Adriane Fonseca
Lucilaine Flor Ferreira
Sincleia Proença
Silvane Cristine Dias
Tânia Mara Melo Medeiros


ALUNAS DO SECRETARIADO EXECUTIVO DO
CENTRO UNIVERSITARIO UNIANDRADE - 2º ANO - 2003
CURITIBA(PR)


Bibliografia:

Site www.migalhas.com.br
Informativos nº 570 (27-11-02); nº 577 (06-12-2002); s/nº (23-12-2002) e nº 612 (05-02-03)