PERFIL

SECRETÁRIO EXECUTIVO - UMA QUESTÃO DE PERFIL...

As sugestões e idéias aqui apresentadas são frutos de uma experiência profissional e acadêmica que possibilita vislumbrar num futuro próximo um número cada vez maior de Profissionais de SECRETARIADO EXECUTIVO atuando nos mais diversos campos de trabalho, com o merecido reconhecimento por este novo profissional da GESTÃO DO CONHECIMENTO.

É importante que nós Secretários Executivos tenhamos capacidade e visão para podermos traçar rumos para a vida pessoal, profissional, social e familiar, ampliando a análise entre efeitos e causas e incorporando princípios e contextos, criando assim, a oportunidade para o nascimento de um perfil empreendedor latente.

Tenhamos consciência de nosso perfil profissional, não corramos o risco da memória, ousemos mudar características, não deixando que nossas vidas sejam apenas um pano de fundo, devemos sentir emoção em cada ato, cada decisão. Deixemos que o profissionalismo nos instigue à mobilização de nossas aptidões, pratiquemos o ensino do empreendedorismo, é necessário inovar e ocupar o nosso espaço no mercado de trabalho.

Sejamos flexíveis, tenazes, difundindo o conhecimento, informando com precisão, sendo ágeis e transparentes em nossas tomadas de decisões, pois este é um fator diferencial na gestão do conhecimento.

Prazer e emoção constituem temperos imprescindíveis; aprendamos com o ato de aprender, fomentemos idéias emergentes, pois estar apto ao novo, contempla o desafio do novo paradigma. O centro de formação somos nós e não a técnica ou a ferramenta, devemos estar sempre preparados para "aprender a aprender", o nosso conhecimento e aprimoramento tem que ser mutante.

Sejamos capazes de definir a partir do indefinido, criando, ousando e redefinindo. Induzamo-nos ao "conhecer", tendo uma visão holística da organização.

Façamos com que nossas experiências práticas e teóricas, sejam vivenciadas no mundo real.

Estejamos dispostos a ter em mente um conjunto de idéias , atitudes e comportamentos que nos predispõem a "sermos criativos", estando preparados para às mudanças ambientais e comportamentais que regem os novos paradigmas, identifiquemos as oportunidades e saibamos agarrá-las.

O grande conhecimento não está apenas nos livros, mas na leitura e interpretação do mundo, fora deles.

Não sejamos fleumáticos, é necessário que saibamos identificar, assimilar e aplicar, aquilo que se precisa, no momento próprio e na intensidade adequada.

Divulguemos informações para que possamos gerar conhecimento, sejamos capazes de darmos suporte às decisões gerenciais, possuindo um atendimento diferenciado.

Temos que ter respeito e reconhecimento ao "SER HUMANO" , pois no mundo em que estamos, sobrevivem as pessoas e as instituições que tiverem capacidade de mudar e construir uma estrada que conduz à novas fronteiras, tendo como uma de suas premissas, o encurtamento de distância entre classes sociais, credos e raças, mantendo a relação física e virtual intercontinental, contemplando a noção de aldeia global.

Precisamos de acadêmicos e profissionais, capazes de se envolver na formação humana e convencer com argumentos satisfatórios, sendo justos, cultos, éticos e sábios. Implementando novas políticas, com olhos firmes no futuro, com base no padrão de educação e cultura, desenvolvendo nossa cidadania de forma integrada, gerando novos relacionamentos, sem frustar as expectativas, e com coragem e disposição para OUSAR.

SECRETÁRIO EXECUTIVO, construamos uma vida profissional onde a SIMPLICIDADE seja a sua ESSÊNCIA, porém os DETALHES sejam a sua RIQUEZA.

Angelita Lombarde Divino
Secretária Executiva DRT/PR 1034
Graduada pela PUCPR
[email protected]